FONE: (temporariamente indisponível) Facebook

INSTITUCIONAL

AFARGS

AFARGS - 88 ANOS DE HISTÓRIA

Fundada em 28 de agosto de 1928, a Associação dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul (inicialmente denominada Associação dos Farmacêuticos-Químicos do Rio Grande do Sul) foi a primeira entidade farmacêutica do estado, tendo como objetivos a integração, atualização científica e defesa da classe farmacêutica.

Por ser uma entidade de porte estadual, a AFARGS já teve em sua estrutura um número considerável de Regionais, que visavam à integração entre a entidade com sede na capital e os farmacêuticos do interior do estado. Os Encontros de Regionais permitiam a troca de experiências entre os farmacêuticos gaúchos, realizando-se em diferentes cidades, permitindo ampla participação dos profissionais. Estas regionais foram sendo extintas, e atualmente algumas cidades do interior possuem sua própria associação de farmacêuticos.

O aspecto profissional da farmácia foi presente durante boa parte da existência da AFARGS, através do Departamento de Defesa da Classe. Em 1971, a AFARGS deu origem à Associação Profissional de Farmacêuticos, que viria a gerar o Sindicato dos Farmacêuticos no estado do Rio Grande do Sul, em 1975.

As atividades científicas, promovidas através de cursos e eventos afins, tiveram seu auge com a realização de congressos farmacêuticos. No final da década de setenta, surge o Congresso Gaúcho de Farmácia e Bioquímica, paralelamente ao Encontro Nacional de Associações de Farmácia. Na década de noventa, a partir de um seminário de Cosmetologia, aparece o Congresso de Produtos Farmacêuticos e Cosméticos do Rio Grande do Sul. Em 2005, é promovido o Congresso Farmacêutico AFARGS, abrangendo a capacitação em todas as áreas de atuação do farmacêutico.

A integração marcou a AFARGS, sendo sempre lembrada pelos farmacêuticos.

A Sede Campestre da AFARGS, em Ipanema. Adquirida na gestão 1961/1963, a sede social da AFARGS permitia diferentes atividades sociais, como campeonatos esportivos, festas e encontros.

Colegas com importância para a profissão e até para a política nacional tiveram passagem pela diretoria da AFARGS: Jussara Cony, Luis Eduardo Gallo, Célia Chaves, Gustavo Batista Éboli, entre outros.

MISSÃO

Capacitar, integrar, representar e valorizar o profissional farmacêutico e acadêmicos de Farmácia do RS, fomentando o seu papel social dentro da profissão.

VISÃO

A Associação dos Farmacêuticos do RS tem a visão de ser uma entidade de referência para a profissão farmacêutica no Estado, aumentando a área de abrangência e número de associados até final de 2015.

VALORES

-Ética; Responsabilidade; União; Transparência e Foco no associado.

 

CURSOS
NOTÍCIAS
EVENTOS
DEZEMBRO 2017
DOM SEGTERQUA QUISEXSAB
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31
CONFIRA TODOS OS EVENTOS DA AFARGS
ASSOCIE-SE ASSOCIADOS